JUIZ DE PAZ ECLESIÁSTICO

1. DESCRIÇÃO

O curso de Juiz de Paz Eclesiástco é um curso livre eclesiástico oferecido a Ministros Religiosos que desejam se capacitar para exercer as funções relativas à  justiça de paz, especialmente no que diz respeito à celebração do casamento com efeito civil juntamente com o matrimônio religioso.

2. CARGA HORÁRIA

O Curso de Juiz de Paz Eclesiástico tem carga horária total de 360 horas.

3. OBJETIVOS

Ao concluir o curso de Juiz de Paz Eclesiástico, o formando será capaz de:

  • Demonstrar um conhecimento geral das legislação relativa à justiça de paz e à função de Juiz de Paz Eclesiástico;
  • Expandir os seus conhecimentos e atuação ministerial em relação ao casamento civil e ao matrimônio religioso.
  • Associar-se aos órgãos de credenciamento para o exercí­cio da função.

4. PÚBLICO-ALVO

Este programa se destina aos:

  • Pastores e ministros religiosos.
5. INÍCIO E DURAÇÃO

Início: Janeiro/2014.
Duração Mínima: 06 meses.
Duração Máxima: 12 meses.

6. REQUISITOS PARA ESTUDAR CONOSCO

São necessários os seguintes requisitos técnicos:

  • Uma conexão à Internet (no mínimo Modem 33.6 Kbps).
  • Um navegador de Internet, preferencialmente o Internet Explorer 5.5 ou superior, Netscape 5 ou superior ou Firefox 1 ou superior.
  • Uma conta de email válida (preferencialmente no Gmail ou Yahoo).
  • Um software para abrir/ler/imprimir arquivos em formato PDF (Acrobat Reader, FoxIt Reader etc.).
  • Um processador de textos para os formatos DOC ou DOCX (MS-Word, BrOffice etc.).

São necessários os seguintes requisitos pessoais:

  • Ser um cristão nascido de novo e membro de uma igreja reconhecidamente evangélica.
  • Determinação para concluir o que começou.
  • Um forte desejo de aprender.
  • Gosto pela leitura.

São necessários os seguintes requisitos ministeriais:

  • Ser um pastor ou ministro religioso ordenado por sua denominação ou igreja local.
  • Ter pelo menos 2 anos de exercício pastoral.

São necessários os seguintes requisitos de responsabilidade do aluno para o exercício da função de Juiz de Paz Eclesiástico após a conclusão do curso:

  • Ser um pastor ou ministro religioso credenciado por uma denominação ou igreja local com CNPJ.
  • Ser membro ativo de uma Associação representativa de classe (nós indicaremos uma).

7. LOCAL DE ESTUDO

Você estudará em qualquer local que você quiser, lembrando apenas que o acesso às disciplinas online exige que você tenha à sua disposição um computador com acesso à Internet.

O material didático poderá ser lido/estudado online ou você poderá baixar os arquivos em seu computador e estudá-los desconectado da Internet. Se preferir, você também poderá imprimir o material didático que se encontra em formato PDF ou DOC.

8. METODOLOGIA

A. Após a matrícula, o aluno receberá um email de confirmação contendo os dados de acesso ao site e, conseqüentemente, ao material didático online, assim como outras informações revelantes.

B. O aluno estudará pelo método de
educação teológica à distância. Isso significa basicamente que os conhecimentos não serão transmitidos presencialmente, mas por meio de materiais autodidáticos e/ou pesquisas e projetos orientados. O aluno obterá o material didático no site indicado pelo SETEB e enviará as suas atividades através desse mesmo site.

C. O material didático consiste de textos para leitura, reflexão e pesquisa, que ensinarão e/ou orientarão os alunos na aquisição dos conhecimentos e no cumprimento dos requerimentos das disciplinas. 

D. Os materiais didáticos são oferecidos em formato PDF ou DOC, mas eventualmente outros formatos de arquivos também porderão ser utilizados como, por exemplo, HTML, MP3, PPT, FLV etc. Os conteúdos também poderão estar organizados em diferentes formatos e apresentações. Nós sempre proveremos os meios necessários para abrir/executar todos os arquivos disponibilizadas nas disciplinas ou indicaremos onde os mesmos poderão ser adquiridos gratuitamente.

E. O aluno contará com um facilitador/orientador para esclarecer-lhe as dúvidas e avaliar as suas atividades por email. Eventualmente, facilitador/orientador e aluno poderão utilizar mensageiros (MSN, Skype, Gmail), chat ou outras formas de comunicação, dependente da disponibilidade e necessidade do facilitador/orientador.

F. O aluno poderá inscrever-se em apenas uma disciplina por vez. O prazo de inscrição durará 90 dias. Após este prazo, o aluno não terá mais acesso à disciplina. Se ele já tiver concluído a disciplina, as notas serão preservadas em nosso sistema interno. Caso o aluno não tenha concluído a disciplina dentro do prazo determinado, ele terá que reinscrever-na mesma disciplina dentro de 30 dias e pagará uma taxa para esta reinscrição.

G. À exceção da primeira disciplina, que sempre é indicada pelo SETEB, todas as demais disciplinas serão estudadas na ordem em que o aluno desejar, porém, sempre dentro no mesmo período acadêmico. O aluno só poderá escolher uma disciplina de outro período acadêmico após concluir e ser aprovado em todas as disciplinas do período anterior. Portanto, para o aluno começar a estudar qualquer disciplina do segundo período, ele deverá começar concluir todas as disciplinas do primeiro período. Para começar a estudar as disciplina do terceiro período, ele deverá concluir todas as disciplinas do segundo período, e assim sucessivamente.

H. A nota mínima para aprovação em cada disciplina é sete (07). Se o aluno não atingir a nota mínima, ele fará outras avaliações conforme indicação do orientador, até que atinja a nota necessária.

I. O aluno enviará suas atividades ao seu orientador somente através das opções disponibilizadas na página online da disciplina.

J. O Facilitador/orientador obrigatoriamente corrigirá as tarefas/avaliações somente após a conclusão de todas as que atividades avaliativas requeridas na disciplina, mas também poderá, conforme seu querer, ir corrigindo-as na medida em que o aluno as envia. Após a conclusão de todas as atividades avaliativas da disciplina, o facilitador/orientador corrigirá as mesmas e colocará as notas na página da disciplina em até 07 úteis.

L. Ao terminar todas as tarefas requeridas em uma disciplina, o aluno não precisa esperar a correção das atividades para começar uma nova disciplina dentro do semestre/período acadêmico correspondente. Ele só precisa solicitar a inscrição através do formulário específico no site do SETEB.

M.  Outras informações metodológicas, específicas para cada disciplina, estarão disponibilizadas em Introdução ao SETEB e/ou na página online das disciplinas no site onde os materiais são disponibilizados.

9. AVALIAÇÕES

Cada disciplina tem pelo menos uma atividade avaliativa e no máximo quatro atividades que deverão ser completadas satisfatoriamente para que o aluno seja aprovado. A média para aprovação na disciplina é Sete (07).

Visando a qualidade máxima da educação teológica, todas as avaliações são feitas com base na produção textual, a qual poderá assumir diferentes formatos (redações, artigos, resumos, sínteses, projetos de pesquisa, etc.). Todas as informações e conhecimentos necessários para desenvolver as suas habilidades de produção textual serão fornecidas pelo SETEB.

Se o aluno não atingir a média para aprovação na disciplina, ele fará quantas avaliações forem necessárias, sob a orientação e escolha do seu Facilitador/Orientador, até atingir a média necessária para aprovação.

10. APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

Este curso NÃO aproveita as disciplinas concluídas em outros centros educacionais.

11. DESISTÊNCIA

O aluno poderá desistir de seus estudos quando quiser. Ele poderá esperar o período necessário (veja abaixo) ou solicitar por meio de requerimento online o cancelamento de sua matrícula. 

O cancelamento da matrícula e a exclusão do site serão realizados automatiamente quando o aluno ultrapassar 90 dias sem conectar-se ao site usando seu nome de usuário e senha. 

Se o aluno ultrapassar 90 dias sem conectar-se ao site, ele será excluído do site, terá a matrícula cancelada e, se tiver bolsa de estudo, ele a perderá. E não haverá qualquer restituição a ser feita.A exclusão do cadastro no site, por qualquer razão, implica obrigatoriamente na desistência do curso da parte do aluno. Sendo assim, todos os dados do mesmo, exceto o endereço de e-mail, serão eliminados do nosso sistema, incluindo todas as atividades avaliativas que ele já tiver enviado para seu facilitador. As disciplinas concluídas ficarão guardadas em nosso sistema interno por 24 meses. Após este prazo, elas também serão excluídas.

12. APROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Para receber o certificado do Curso de Juiz de Paz Eclesiástico, o aluno tem que:

  • Obter uma nota mí­nima de 70 pontos em cada disciplina;
  • Pagar a taxa para liberação e envio do Certificado.

13. GRADE CURRICULAR

Para conhecer as disciplinas deste curso, clique aqui.

14. INVESTIMENTO

Valor total do curso = R$ 200 (Matrí­cula de R$ 50 + 5 parcelas mensais de R$ 30)
Liberação de diploma/histórico ao final do curso = R$ 60 (valor atual; embora não esteja fixado nem atrelado ao salário mínimo, o mesmo sempre será um valor aproximado de 10% do salário mínimo).

15. MATRÍCULA

A matrícula pode ser feita em qualquer dia do ano através do formulário online (http://www.seminarioevangelico.com.br/matricula).